fbpx

Essa é uma dúvida bastante comum dos turistas. Afinal, os desertos são conhecidos por suas temperaturas extremas. Se você está planejando sua viagem ao deserto do Atacama, veja agora qual é o período ideal de visitação.

Será que no verão os viajantes derretem nas areias do Atacama? E no inverno, os brasileiros viram picolé, ou faz calor independentemente da estação do ano? Existe um pouco de verdade e de mentira em cada afirmação.

A primeira coisa a se ter em mente é de que, no deserto do Atacama, o visitante pode viver todas as estações em um único dia. Pela manhã a brisa morna e o farfalhar lembram a primavera.

Já durante o dia, o calor impera, e o visitante precisa recorrer às sombras dos paredões ou das poucas árvores para se proteger do sol escaldante. Outra opção, muito mais divertida, é mergulhar nos oásis espalhados estrategicamente pelo deserto.

No início da noite tudo muda de figura, e o vento que era quente até o final da tarde dá lugar a uma brisa gelada, que derruba as temperaturas e convida para um chocolate quente ou uma noite sob edredons, como no inverno.

Essa grande amplitude térmica acontece diariamente, mas é claro que no verão os dias são ainda mais quentes, e no inverno, as noites são bem mais geladas. Para se programar melhor, saiba como é o deserto do Atacama em cada estação do ano.

 

Verão no Atacama

Se você tem medo de conhecer as belezas do Atacama por não suportar calor, trago uma boa notícia: em San Pedro do Atacama, cidade em que você provavelmente se hospedará, a temperatura máxima costuma ficar em 27º.

É quente, mas não é nada assustador, especialmente para os cariocas que costumam enfrentar 40º no verão, bem como para os nordestinos, acostumados a curtir as praias sob sol de 30º a 35º.

Essa temperatura máxima, aliás, é mantida em qualquer estação do ano. As máximas no inverno chegam a 25º, por exemplo. A diferença mais marcante entre verão e inverno no deserto do Atacama não está na temperatura, e sim nas chuvas.

É que as poucas chuvas que acontecem nesse que é considerado o deserto mais seco do mundo, acontecem justamente no verão. A chuva é rápida e costuma acontecer no final da tarde, mas é sempre bom sair prevenido com um guarda-chuva.

Essa precipitação, entretanto, não costuma atrapalhar os passeios pelo deserto. O único inconveniente é a quantidade de poças e de lama que tomam conta de San Pedro do Atacama durante algumas horas após a chuva.

Ah! Não viaje sem agasalhos na mala. As temperaturas mínimas giram em torno dos 5º à noite.

É importante notar também que a alta estação do turismo no Atacama é o verão. Entre dezembro e março não é apenas a temperatura que sobe. Os preços de hospedagens e da alimentação também aumentam consideravelmente, bem como o burburinho do vai e vem de turistas.

 

 

Outono no deserto do Atacama

Quem não gosta de extremos (quente demais ou frio demais) vai curtir visitar o deserto do Atacama no outono, quando as temperaturas são mais amenas. Mas a amplitude térmica não muda muito. A variação pode chegar a até 15º ao longo do dia.

 

 

Inverno com noites congelantes

Quem curte aquela preguicinha que dá quando faz frio, pode visitar o Atacama no inverno. Durante o dia faz bastante calor, mas à noite as temperaturas despencam, podendo chegar a abaixo de zero.

Os turistas mais sortudos podem ser surpreendidos ainda com uma paisagem insólita: neve em pleno deserto. Sim, é isso mesmo. Em raras ocasiões, neva no deserto do Atacama. A paisagem árida coberta pela camada branca de neve é de uma beleza indescritível.

O grande inconveniente do inverno é não poder aproveitar as lagoas do deserto. As águas se tornam bastante geladas, e entrar nelas é impossível. Mas continuam lindas como sempre.

 

 

Primavera amena

A primavera, assim como o outono, tem temperaturas mais amenas, ideais para quem não curte extremos. É bom especialmente para quem tem um orçamento mais apertado, que pode encontrar hospedagens mais em conta, sem precisar morrer de calor ou congelar de frio.

Com tudo isso em mente, qual você acha que é a melhor época para visitar o deserto do Atacama? A maioria dos viajantes prefere ir na primavera ou no outono, mas o Atacama é delicioso em qualquer época do ano.

Qualquer que seja sua escolha, lembre-se de que o Atacama é sempre muito seco. Portanto, não se esqueça de usar bastante hidratante e de beber muita água. Proteja também sua pele e seus olhos, usando protetor solar e óculos de sol.

 

Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*