Bairro Lastarria Santiago – Se encante com este charme

bairro lastarria santiago

Bairro Lastarria Santiago – Se encante com este charme

Os turistas mais experientes sabem que seguir os roteiros produzidos por agências de viagens ou por blogueiros é sempre garantia de encontrar muita diversão e cultura. Mas sabem também que boa parte da graça de qualquer viagem é “se perder” em ruas e esquinas das grandes cidades. E, em Santiago do Chile, não existe lugar melhor para se perder do que no bairro Lastarria.

O bairro Lastarria não aparece como prioridade de nenhum guia turístico, mas seu charme reside exatamente aí. Por não estrelar as capas das revistas especializadas, boa parte do bairro ainda tem um clima tranquilo, familiar. A região tem cara de cidade do interior, pelo menos durante o dia.

Essa tranquilidade é acompanhada por muita comida gostosa e atrações culturais. O melhor de tudo é que você pode se perder por Santiago e ir parar no bairro Lastarria depois de um passeio ao Cerro Santa Lucia. O bairro fica pertinho desse que é um dos grandes atrativos turísticos do Chile.

Mesmo assim, não deixe de se programar. O clima em Lastarria é tão envolvente que um almoço com os amigos pode terminar em uma tarde batendo perna pelo bairro ou simplesmente se deliciando na grande variedade de restaurantes disponíveis.

 

Se você quiser uma ajuda para programar o seu roteiro pelo centro cultural da capital chilena, confira este artigo: O que fazer em Santiago – City Tour caminhando.

 

Arquitetura Bélle Epoque

Os encantos de Lastarria começam antes mesmo do visitante colocar os pés no bairro. É que o trecho entre o Cerro Santa Lucía e o Parque Florestal tem uma arquitetura única. Se você já se encantou pela arquitetura dos centros históricos das cidades europeias, então essa caminhada é obrigatória.

Os edifícios do século XIX estão super bem preservados e lembram a Belle Époque. Fique atento especialmente aos vários charmosos hotéis boutique presentes, assim como sebos, bares e espaços culturais.

Grandes atrações culturais

Já os fãs de imersões culturais podem precisar de bem mais tempo para explorar tudo o que o Lastarria tem a oferecer. O bairro, em suas dez quadras, conta com seis museus, galerias, teatros e cinemas. Não é por acaso que o Lastarria é considerado um dos bairros mais boêmio de Santiago do Chile.

Nesse cenário é difícil escolher um único lugar para destacar, mas em qualquer lista de grandes atrações do Lastarria sempre aparece o Centro Cultural Gabriela Mistral (Av. Libertador Bernardo O’Higgins, 227).

O espaço conta com mais de 20 mil metros quadrados de exposições e intervenções artísticas. O lugar é absurdamente lindo, e tudo é superlativo. Sua estrutura é toda feita em aço e concreto. A cor amarronzada da ferrugem que cobre todo o ambiente contrasta com o enorme vitral colorido que fica no teto.

 

bairro lastarria santiago - centro_gabriela_mistral

 

Ainda bem que hoje em dia quase todo mundo usa câmera digital. Se fosse na época das câmeras analógicas, com filmes e quantidade limitada de poses, seria impossível registrar toda a beleza do lugar.

Quando recuperar o fôlego, passe também pelo Museo de Arte Contemporanea (Matucana, 464), pelo Museo Artes Visuales (José Victorino Lastarria, 307) e pelo Museo Nacional de Bellas Artes (José Miguel de La Barra, 650). Esse último, por sinal, é o mais importante do país.

Onde comer no bairro Lastarria

Se você optou pela programação cultural, certamente vai sentir fome entre uma atração e outra. O desafio aqui é descobrir quais são os melhores restaurantes dentre as inúmeras opções do bairro.

O Lastarria tem 25 restaurantes que atendem a todos os gostos e bolsos. O mais antigo é o Les Assassins (rua Merced, 297), fundado em 1965 e especializado em comida francesa. Ouro destaque é o El Diablito (na mesma rua, nº 336), com decoração charmosíssima e pratos deliciosos. Os garçons costumam recomendar o pisco sour e a “carna à la diabla”. Apesar do nome, o sabor é dos deuses!

 

orcamento

 

Bares descolados

Se quiser apenas sentar para apreciar a paisagem e o ir e vir de chilenos elegantes não tão apressados assim, vale a pena tomar um bom vinho na Bocanáriz (rua José Victorino Lastarria, 276), um “wine bar”.

Quem prefere um ambiente mais informal pode optar pela Café 202 (rua Estados Unidos, 202), e saborear algumas de suas cervejas artesanais. A cervejaria (sim, são especializados em cerveja, apesar do nome) tem shows musicais todo fim de tarde e início de noite.

Por falar em noite, o que seria de um bairro boêmio sem um famoso bar no terraço? A pedida aqui é dar um pulo na Casa Lastarria (rua José Victorino Lastarria, nº 70), um bar no topo de um edifício que tem shows em alguns dias da semana. Se já estiver na hora do jantar, experimente sem medo alguma das opções do cardápio, focado em cozinha contemporânea.

 

barrio lastarria santiago - casa-lastarria-terraza

 

Uma dica só entre a gente: no Lastarria existe uma pequena vila cercada de charmosos prédios e com vários restaurantes no meio. É como se fosse uma ilha gourmet. É lá que se encontra o Casa Lastarria, mas vale a pena explorar as outras opções dessa vilinha, que é certamente um dos lugares mais aconchegantes de Santiago.

E você, tem outras dicas sobre o que fazer e o que comer no bairro Lastarria, em Santiago do Chile? Deixe suas dicas nos comentários.


Achamos que você também irá se interessar por estes assuntos:

Qual a temperatura em Santiago do Chile?

Confira os museus de Santiago que precisam estar em seu roteiro

Conheça os 4 melhores restaurantes de Santiago do Chile


Receba nossa apresentação exclusiva com todos detalhes dos passeios para Santiago e região, fotos, itinerários, dicas e também tenha acesso ao nosso plano de descontos. CLIQUE AQUI e acesse!

Post Discussion

Be the first to comment “Bairro Lastarria Santiago – Se encante com este charme”

Share This