Confira os museus em Santiago que precisam estar no seu roteiro

museus em santiago -Museo_Nacional_de_Bellas_Artes_Santiago_do_ChileII

Confira os museus em Santiago que precisam estar no seu roteiro

Se você tivesse de escolher um único lugar para descobrir o máximo possível sobre a história de um povo, qual você escolheria? Os viajantes mais experientes sabem a resposta de cor: museus. Por isso, para descobrir o que o Chile tem de melhor, visitar os museus em Santiago é obrigatório.

Para facilitar sua vida, confira a lista do Destino Chile com os melhores museus da capital chilena. Ah! Pode ficar despreocupada com o orçamento. Desde 2016 muitos museus (públicos) são gratuitos. Vamos começar nosso mergulho cultural pelos museus em Santiago?

  • Museus em Santiago – Museo de La Memoria

O primeiro museu da lista é um soco no estômago, mas é imperdível para quem deseja entender a história do Chile. O Museo de la Memoria y Los Derechos Humanos se auto intitula “um ato de reparação”.

Trata-se de uma ode à democracia e uma homenagem às vítimas da ditadura militar chilena. Seu acervo conta com histórias de pessoas que foram presas e torturadas, cartas, livros, jornais da época e fotografias.

O tema parece pesado – porque, afinal, foi uma época sombria – mas o museu trata do assunto com uma elegância “crua”, sem chocar o visitante mas também sem esconder as agruras daquele período.

Além do acervo, chama a atenção a linda arquitetura do espaço, portanto vá com tempo para curtir o museu do jeito que ele merece. O Museo de La Memoria funciona de terça a domingo, das 10h às 18h, na rua Matucana, 501. A entrada é gratuita.

 

museus em santiago - Museo de La Memoria

 

  • Casa Museo La Chascona

O que esperar de um museu em Santiago que tem a grife “Fundacion Pablo Neruda”? Trata-se de um dos museus mais visitados do Chile. O centro cultural funciona na antiga casa de Pablo Neruda, o escritor vencedor do Nobel de literatura em 1971.

A casa de Neruda, ou melhor, o museu que celebra sua vida, reúne imóveis, objetos e uma exposição de quadros desse que é um dos mais importantes poetas da história.

Dica: preste bastante atenção ao quadro de Matilde, amante de Neruda. A obra foi criada pelo pintor mexicano Diego Rivera e parece retratar a namorada de Neruda com duas cabeças. Chegue mais perto… tem algo estranho no cabelo da esposa do escritor, não é?

Diego pintou, entre as mechas, um perfil do próprio Pablo Neruda. Uma bela homenagem ao casal.

A Casa Museo La Chascona funciona de terça a domingo, das 10h às 18h (exceto em janeiro e fevereiro, quando funciona até as 19h). Esse museu, entretanto, não é grátis: a entrada custa sete mil pesos por pessoa. Vale a pena. Endereço: rua Fernando Márquez de la Plata,192, bairro Bellavista.

 

museus em santiago - La_Chascona

 

  • Museo Chileno de Arte Precolombino

A visita a esse museu em Santiago começa, na verdade, antes de entrar nele. É que a arquitetura do prédio chama a atenção de quem passa pela rua. Ele lembra muito o palácio de governo do Chile, o Palacio de La Moneda.

Não é coincidência. O Museo Chileno de Arte Precolombino e o Palacio de La Moneda foram projetados pelo mesmo arquiteto, o italiano Don Joaquín Toesca. Mas o melhor está mesmo dentro da edificação.

Esse é o museu arqueológico mais importante do Chile, com mais de duas mil peças do período pré-colombiano. Muitas foram feitas mais de quatro mil anos antes da chegada dos espanhóis ao continente.

O museu está localizado na rua Bandera, 361, e funciona de terça a domingo das 10h às 18h. A entrada custa 4.500 pesos. Vale cada centavo.

 

museus em santiago - museo precolombino

 

  • Museo de Bellas Artes

O orçamento apertou? Não se preocupe que o próximo museu da lista é totalmente gratuito e é um passeio que não pode faltar na sua programação. O Museo de Bellas Artes é simplesmente uma das construções mais bonitas do Chile.

Sua arquitetura neoclássica guarda, no interior, uma coleção de quase seis mil pinturas e esculturas. Ah! A arquitetura interior é tão bonita quanto a exterior, por isso vá sem pressa.

Dica: a fachada do museu tem 22 medalhões dedicados à Da Vinci, Velásquez, Rembrandt e Guiotto. Não deixe esse detalhe escapar das fotografias e da sua memória.

O Museo de Bellas Artes funciona de segunda à sexta das 9h às 13h, e das 15h às 17h30, na rua José Miguel de la Barra, 650. E o melhor: é grátis.

Achamos que você também vai se interessar por este artigo: O Que Fazer em Santiago – City Tour Caminhando

 

museus em santiago -Museo_Nacional_de_Bellas_Artes_Santiago_do_ChileII

 

  • Museo Interativo Mirador

Quem viaja com crianças pode ter um pouco de dificuldade de ensinar os pequenos a apreciar tudo o que os museus têm a oferecer. Por isso o último museu em Santiago da lista é ideal para levar os baixinhos. Trata-se do Museo Interativo Mirador.

Como o nome diz, esse é um museu diferente, em que as crianças aprendem brincando conceitos de química, física, biologia e geografia, dentre outros. Mas nem vá com cara de “vamos entreter as crianças”. Esse museu em Santiago é divertido para todas as idades.

Crianças maiores de 14 anos pagam 2.700 pesos e adultos pagam 3.900 pesos. Menores de 14 anos acompanhados pelos pais entram gratuitamente. O museu funciona na Avenida Punta Arenas 6711, das 9h30 às 18h30.

Qual museu em Santiago te interessou mais? Acha que faltou algum museu na lista? Conte para a gente nos comentários.

 

museus em santiago - Museo Interactivo


Veja também os artigos mais acessados:

Vinícola Santa Rita: um mimo para todos os sentidos

9,5 Motivos surpreendentes para visitar o Chile no verão 

Qual é a temperatura em Santiago do Chile?


Receba nossa apresentação exclusiva com todos detalhes dos passeios para Santiago e região, fotos, itinerários, dicas e também tenha acesso ao nosso plano de descontos. CLIQUE AQUI e acesse!

Post Discussion

Be the first to comment “Confira os museus em Santiago que precisam estar no seu roteiro”

Share This