O Embalse El Yeso é perigoso no inverno?

embalse-el-yeso-e-perigoso

O Embalse El Yeso é perigoso no inverno?

Quem já foi ao Embalse el Yeso não esquece nunca mais. A imensa lagoa artificial, a 2.500 metros acima do nível do mar e cercada pela Cordilheira dos Andes, encanta visitantes de todo o mundo. Mas há quem diga que o Embalse el Yeso é perigoso no inverno. Será verdade? Descubra agora.

O Embalse El Yeso é um imenso reservatório de água cercado pela majestosa Cordilheira dos Andes. Mesmo no verão, conserva áreas cobertas de neve. O visual de contrastes na estação mais quente do ano – céu azul com sol forte, em uma inesperada harmonia com picos de montanhas cobertas de neve – dá lugar, no inverno, a uma paisagem que mais parece um conto de fadas.

A lagoa, de um azul fortíssimo, é cercada por um branco que parece infinito. A sensação é de que o visitante foi transportado para dentro de um globo de neve.

A civilização ficou a duas horas de distância e tudo o que se vê é um cenário hollywoodiano, acompanhada pelo som dos ventos e da neve caindo.

É justamente esse isolamento parcial que preocupa alguns visitantes. O receio é de que o cenário paradisíaco permita avalanches ou acidentes de carro nas estradas estreitas que levam até o Embalse El Yeso.

Esse medo é, na realidade, infundado. Achar que o Embale El Yeso é perigoso no inverno é como achar que uma praia no Caribe é perigosa no verão. Com os devidos cuidados – básicos, diga-se de passagem – é possível aproveitar o passeio com toda a segurança.

Segurança em primeiro lugar

A primeira providência a ser tomada para que não haja nenhum tipo de problema na viagem é escolher a agência de turismo receptivo adequada. O Embalse El Yeso é perigoso apenas se você for sozinho, de carro, sem conhecer a estrada.

É por isso que a Destino Chile conta com guias locais amplamente experientes para levar seus clientes a esse cenário espetacular. Todos tem mais de 10 anos recebendo turistas no Embalse El Yeso e são especialistas em ecoturismo nos Andes. Além disso, é importante lembrar que o lago é uma área turística importante do Chile e, por isso, é constantemente monitorada pelas autoridades locais.

 

embalse-el-yeso-e-perigoso-II

 

Estradas são fechadas quando há qualquer sinal de perigo

O controle de acesso ao lago é feito pela polícia chilena (chamados de carabineiros). Quando há nevascas muito intensas, a polícia fecha as estradas que dão acesso ao Embalse El Yeso, garantindo a segurança de todos. Desrespeitar essa regra pode realmente deixar o Embalse el Yeso perigoso.

Quando isso acontece, a Destino Chile, apesar de ter toda a experiência e equipamentos necessários para a viagem, cancela o passeio sem titubear. A segurança dos clientes e de seus colaboradores é prioridade.

Além disso, não há motivos para pressa em conhecer o lugar. Essas nevascas mais intensas são esporádicas e as estradas são fechadas apenas temporariamente, geralmente por um dia. Em raríssimas ocasiões esse fechamento das vias pode durar até dois dias.

Em caso de fechamento das estradas as autoridades locais avisam a Destino Chile da impossibilidade de visita e nossos consultores entram em contato com os clientes para explicar a situação e agendar uma nova data para o passeio (que geralmente é realizado no dia seguinte).

O inconveniente é compensado pelo visual incrível. Fechamento de estrada em um dia significa que, no dia seguinte, haverá muita neve para os turistas aproveitarem.

Alguns equipamentos de segurança comuns utilizados nos passeios, quando há muita neve, são botas apropriadas para melhor fixação na nevee bastões de trekking.

É importante ressaltar também que a natureza precisa sempre ser respeitada, por isso nada de decidir caminhar por um terreno selvagem (sim, o Embalse El Yeso é uma aventura selvagem e deliciosa) de salto alto.

 

orcamento

 

Roupas especiais são importantes

Quem optar por fazer um dos combos de inverno disponibilizados pela Destino Chile tem uma preocupação a menos. A viagem inclui o aluguel de roupas especiais de neve.

Assim, os visitantes do Embalse El Yeso recebem um kit com botas e calças, ideais para quem deseja rolar na neve, fazer bonecos de gelo ou participar das tradicionais guerrinhas de bolas de neve.

Vale ressaltar que a região do reservatório não conta com nenhuma infraestrutura como bares, restaurantes ou banheiros. Por outro lado, tem beleza de sobra, vulcão, banhos termais, rafting, glaciar e lagunas.

Pertinho dali fica o vilarejo de San Jose de Maipo, com restaurantes e uma ótima feirinha na praça para comprar lembrancinhas de viagem.

Portanto, nada de perder uma das mais lindas paisagens que você pode ver na vida por um medo infundado. Da próxima vez que alguém te perguntar se o Embalse el Yeso é perigoso no inverno, seja categórico: NÃO! Se restar alguma dúvida, fale com nossos consultores.


Achamos que você também irá se interessar por estes assuntos:

Quando neva no Chile?

A Destino Chile agora leva você ao Deserto do Atacama

Descubra a cotação do peso chileno e dicas para valorizar o seu real


Receba nossa apresentação exclusiva com todos detalhes dos passeios para Santiago e região, fotos, itinerários, dicas e também tenha acesso ao nosso plano de descontos. CLIQUE AQUI e acesse!

Post Discussion

Be the first to comment “O Embalse El Yeso é perigoso no inverno?”

Share This