Qual é a temperatura em Santiago do Chile?

temperatura em Santiago do Chile Outono

Qual é a temperatura em Santiago do Chile?

No clima, o Chile é um país de contrastes. Existe um deserto onde as temperaturas podem ser altíssimas, mas há também a Patagônia, onde as temperaturas abaixo de zero são comuns. Assim, é normal que os turistas fiquem na dúvida: qual é a temperatura em Santiago do Chile?

Saber o que esperar em cada estação do ano é essencial para decidir o que colocar na mala. É melhor um par de luvas ou um par de biquínis? Boné ou gorro? A resposta vai depender da época do ano em que você pretende pisar na capital chilena. Veja abaixo um guia com tudo o que você precisa saber sobre a temperatura em Santiago do Chile.

Mas lembre-se: previsão do tempo não é premonição. Mesmo que você venha no verão, é sempre bom colocar na bagagem um casaco e outras roupas de frio. O mesmo vale para o inverno: não custa nada deixar na mala um par de roupas mais leves.

Temperatura em Santiago do Chile no verão

Assim como no Brasil, o verão chileno também acontece entre os meses de dezembro e março. O primeiro mês do verão costuma ter temperaturas altas durante o dia e baixas à noite. A média das máximas ao longo do mês é de 28º. Vale lembrar, entretanto, que a cidade possui clima semiárido. Portanto, não deixe de trazer roupas de frio. À noite as temperaturas caem para cerca de 11º.

Ah! Não se preocupe com chuvas durante o verão! Você vai poder curtir a cidade à vontade, sem se preocupar com a previsão do tempo. Praticamente não chove na capital entre dezembro e março. A estação mais esperada do ano pelos chilenos também é a mais seca. A umidade relativa do ar varia entre 58% e 65%.

Quem procura por um clima mais quente deve visitar a cidade em janeiro, quando as máximas ficam por volta dos 29º. Mas lembre-se das exceções: já foram registradas temperaturas de 0º em pleno verão, de madrugada. É raro, mas acontece.

Além disso, passeios para cidades vizinhas podem exigir roupas um pouco mais quentes. A região de Cajón del Maipo, por exemplo, costuma ser bem fria quando o sol não aparece, mesmo no verão.

 

temperatura em Santiago do Chile Verão II

 

Outono em Santiago

Entre os meses de março e junho as temperaturas em Santiago começam a cair, e o frio se torna um pouco mais rigoroso à noite. Durante o dia o clima é bastante agradável, com os termômetros marcando médias máximas de 27º (em março) a 15º (em junho). Já à noite o frio predomina. As médias mínimas variam entre 9º, em março, a 3º, em junho.

 

orcamento

 

Inverno na capital do Chile

Embora o verão seja a época mais desejada pelos chilenos, muitos turistas brasileiros vem ao país em busca mesmo de frio. Se você é um dos amantes das baixas temperaturas, os meses de junho a setembro foram feitos especialmente para você.

O clima durante o dia costuma ser bastante fresco, com máximas médias de 15º a 18º. Aproveite para bater perna pela cidade sem precisar se esconder sob toneladas de tecido, mas também sem derreter de calor a cada 100 metros. Já a noite foi feita para quem deseja bons jantares, vinhos, fondue e chocolates ou cafés quentes. As mínimas costumam variar entre 3º e 5º.

Uma pergunta bastante comum dos visitantes é: neva em Santiago? A resposta: raramente. Para garantir a diversão na neve o ideal é dar um pulo nas cidades vizinhas, localizadas na Cordilheira dos Andes. Em Santiago, nevar é uma raridade. Nos últimos 17 anos só nevou na capital apenas nove vezes. Mas não custa nada torcer por alguns floquinhos brancos caindo do céu, não é?

O inverno também é quando mais chove na capital, mas você não precisa se preocupar. Lembre-se: estamos ao lado de um deserto. Chove, no máximo, sete dias por mês, com raras exceções.

 

temperatura em Santiago do Chile Inverno II

 

Temperatura em Santiago do Chile na Primavera

Entre setembro e dezembro o ciclo se fecha e a temperatura volta a subir. A neve nas estações de esqui da Cordilheira dos Andes começa a derreter, e todas as atenções se voltam para a capital. Nesse período a mala do viajante deve ser bastante eclética, de forma que esteja preparado tanto para dias de calor como para noites muito frias. Ideal para quem deseja experimentar todas as estações em poucos dias.

É nesse momento também que a umidade do ar começa a cair, portanto não deixe de se hidratar (e não vale tomar só vinho, apesar da tentação!). Agora que você já sabe qual é a temperatura em Santiago do Chile, conte para a gente, nos comentários, qual seria a estação ideal para uma visita à cidade.

 

temperatura em Santiago do Chile - primavera

 


Veja também:

Valle Casablanca Chile – O lugar dos vinhos e da boa mesa

9,5 Motivos surpreendentes para visitar o Chile no verão

1 dia de passeio Inesquecível – Embalse el Yeso e Termas Colina


Receba nossa apresentação exclusiva com todos detalhes dos passeios para Santiago e região, fotos, itinerários, dicas e também tenha acesso ao nosso plano de descontos. CLIQUE AQUI e acesse!

 

Post Discussion

0 thoughts on “Qual é a temperatura em Santiago do Chile?

  1. Fernanda

    Muito bom! Obrigada pelas dicas de clima

    3 semanas atrás Responder

Add a comment

Share This