Quando neva no Chile?

quando-neva-no-chile-ruas

Quando neva no Chile?

Neve, neve, neve. Se você ainda tem dúvidas sobre o que os brasileiros mais querem ver quando vão ao Chile, essa é a resposta: neve. Mesmo aqueles turistas que vão ao Chile no verão tentam dar um jeitinho de ver neve. É por isso que a pergunta que mais se faz ao Google, sobre o Chile, é: quando neva no Chile? Saiba agora as respostas para todas as suas dúvidas.

A primeira coisa a se saber é que raramente neva na capital do Chile, Santiago. Mas não fique triste. Embora não neve na metrópole, há nevascas lindas ao redor da cidade. A metrópole, por sinal, é cercada por algumas das melhores estações de esqui do mundo.

Uma dessas estações é a do Valle Nevado, a apenas 40 km de Santiago. Por lá, a temporada começa no dia 22 de junho e vai até 30 de setembro. Isso significa que, nesse intervalo, é bastante provável que você possa esquiar em uma montanha de neve. Literalmente.

Outro passeio com muita neve, pertinho de Santiago, é o Embalse El Yeso. Trata-se de um imenso reservatório de água a 73 km de Santiago.  O visual é deslumbrante em qualquer época do ano, mas entre o final de junho e setembro as montanhas ao redor desse lago artificial ficam totalmente cobertas de neve.

É importante ressaltar, entretanto, que é difícil determinar exatamente quando neva no Chile. Já houve anos em que as nevascas na Cordilheira dos Andes chegaram em abril. Mas já teve temporadas em que elas só apareceram no final de julho.

Qualquer que seja sua escolha, leve em consideração que, quanto mais no centro da temporada você estiver, maiores as chances de ver neve caindo ou de pelo menos poder caminhar sobre ela.

Assim, os fãs de frio e neve devem priorizar viagens entre o final de maio e o final de agosto.

 

quando-neva-no-chile-santiago

 

Neve em Santiago

É claro que se divertir em montanhas e estações de esqui é sempre muito bom, mas é claro que todo brasileiro gostaria de ver neve caindo por entre os arranha-céus de Santiago. Embora esse fenômeno na capital seja raro, está longe de ser impossível.

Ao longo dos últimos anos a capital chilena registrou várias nevascas. Em algumas ocasiões se tratou apenas de alguns poucos flocos de neve, mas em outros momentos houve verdadeiras tempestades. Conheça alguns desses episódios e tente advinhar quando neva no Chile.

  • 2017

A última nevasca em Santiago aconteceu há bem pouco tempo. Foi em setembro de 2017, e praticamente todos os bairros da cidade ficaram branquinhos, para a alegria de moradores e turistas. A neve fez a alegrias dos “capitalinos” em apenas um dia, na madrugada de 15 de julho.

  • 2007

A precipitação na capital em 2017 chamou a atenção justamente porque há muitos anos não se via nada parecido. De fato, a nevasca anterior vivida pela cidade aconteceu 10 anos antes, em 9 de agosto de 2007. Naquela data a neve começou a cair à noite e invadiu a madrugada. Outras nevascas foram registradas em 1920, 1954 e 1972.

Entre os anos de 2000 e 2017 cerca de nove precipitações de neve foram registradas em Santiago, mas se tratou de apenas alguns flocos. A média histórica de neve em Santiago é de três dias por ano, concentradas em julho (dois dias por ano, em média) e agosto (um dia por ano).

Uma curiosidade bastante interessante é que, ao redor de Santiago, há tanta neve no inverno, que a cidade chegou a ser pré-candidata para sediar as Olimpíadas de Inverno 2018.

O projeto não foi pra frente por incompatibilidade de data. As Olimpíadas de Inverno são sempre realizadas no início do ano (inverno no hemisfério norte), enquanto que junho, julho, agosto e setembro é quando neva no Chile.

 

quando-neva-no-chile

 

Roupas especiais são imprescindíveis

Uma dica importantíssima para quem vai aproveitar a neve é usar roupas especiais de neve. Elas são imprescindíveis para qualquer passeio, mesmo que o dia seja de sol. As roupas são impermeáveis e protegem contra a umidade e o frio.

Uma curiosidade é que muitos brasileiros estranham quando as roupas de neve ficam úmidas por dentro. Isso é normal. A umidade está relacionada não à neve, mas ao suor da própria pessoa.

Quem não tem as roupas especiais, não precisa se preocupar. Antes dos passeios a Destino Chile faz uma parada na Ski in Chile, uma loja de aluguel de roupas especiais para neve, onde o atendimento é feito por funcionários brasileiros. Mas nada de passar horas escolhendo a roupa, hein? Ser chique, nessa hora, é ser rápido para poder aproveitar mais o dia.

 

orcamento

Combos de inverno

Agora que você já sabe a época ideal para curtir a neve no Chile, é hora de se programar para aproveitar ao máximo essa experiência. A Destino Chile têm vários “combos” de inverno disponíveis para os turistas brasileiros.

O combo Basic, por exemplo, dura três dias. No primeiro dia os visitantes vão até o Valle Nevado e a Farellones, um parque de diversões incrível focado na interação com a neve. Teleférico, tobogã na neve (com boia), bicicleta sobre o gelo (com grandes rodas) e esquibunda são parte da diversão!

O segundo dia está reservado para curtir a beleza de Embalse El Yeso, enquanto que no terceiro dia os turistas poderão desfrutar das cidades de Viña del Mar e Valparaíso.

Já a opção Classic adiciona mais um dia à viagem e oferece a oportunidade de fazer um city tour pela parte mais cosmopolita de Santiago, além de tour premium à vinícola Concha y Toro, uma das mais badaladas do mundo

Quem quiser aproveitar tudo o que o Chile tem a oferecer na temporada de inverno pode ainda escolher o combo Plus. Nele, que dura cinco dias, o turista ganha a oportunidade de realizar um passeio pelo Valle Casablanca, visitando quatro vinícolas: Veramonte, Emiliana, Viña Mar e Indomita.

Uma das várias vantagens em se fazer um combo de inverno é a praticidade e a economia. Você pode escolher combos que incluem o aluguel de roupas especiais de neve. Para o Valle Nevado o kit é composto por calça, jaqueta, luvas e botas.

Já nos passeios para o Embalse El Yeso, o kit inclui botas e calças, ideais para quem deseja rolar na neve, fazer bonecos de gelo ou participar das tradicionais guerrinhas de bolas de neve.

Agora que você já sabe quando neva no Chile, é só escolher o combo ideal.

 

quando-neva-no-chile-combo

 


Achamos que você também irá se interessar por estes assuntos:

Qual a temperatura em Santiago do Chile?

Uma inesquecível viagem de trem pela Rota do Vinho no Valle de Colchagua

Descubra a cotação do peso chileno e dicas para valorizar o seu real


Receba nossa apresentação exclusiva com todos detalhes dos passeios para Santiago e região, fotos, itinerários, dicas e também tenha acesso ao nosso plano de descontos. CLIQUE AQUI e acesse!

Post Discussion

0 thoughts on “Quando neva no Chile?

  1. Top 5 3D Animation Apps For Android 2 semanas atrás Responder

  2. MCPE SERVER HACK!! LIVE

    I like this website its a master peace ! Glad I found this on google .

    http://www.metrolock.us/mcpe-server-hack-live/2016/10/05/

    2 semanas atrás Responder

  3. kahoot spam

    Thanks for this web. I definitely agree with what you are saying.

    http://www.recover-lost-files.us/2018/kahoot-it-hack/

    1 semana atrás Responder

  4. Retro-Styled Nintendo Switch Controllers (2018)

    I conceive this web site holds some real superb information for everyone : D.

    http://www.nintendovideogames.us

    1 semana atrás Responder

  5. Operate Now Hospital Hack 2018 - Operate Now Hospital Cheats Get Free Cash and Golden Hearts Android

    I love reading through and I believe this website got some genuinely utilitarian stuff on it! .

    http://www.techfiles.us/operate-now-hospital-hack-2018-operate-now-hospital-cheats-get-free-cash-and-golden-hearts-android/

    1 semana atrás Responder

  6. https://article.wn.com/view/WNATcf1bb9329efc9cadf856ce35b95764e2/

    Im thankful for the article post.Really looking forward to read more. Will read on…

    https://article.wn.com/view/WNATcf1bb9329efc9cadf856ce35b95764e2/

    3 dias atrás Responder

Add a comment

Share This