Uma inesquecível viagem de trem pela rota do vinho no Valle de Colchagua

trem-valle-de-colchagua-V

Uma inesquecível viagem de trem pela rota do vinho no Valle de Colchagua

Um dos grandes atrativos do Chile é a possibilidade de degustar vinhos de renome nacional, visitando as vinícolas locais. Esse é um passeio bastante tradicional. Mas os turistas que desejam sair do básico podem realizar essas degustações de uma maneira ainda mais divertida: viajando de trem pelo Valle de Colchagua.

O tour de degustação de vinhos parte da estação central de trem de Santiago e dura um dia inteiro. É um passeio para lá de diferente e repleto de degustação de vinhos, atividades culturais e paisagens deslumbrantes. Em março, os mais sortudos têm a possibilidade de testemunhar a grande “fiesta da vendimia” (“festa da colheita”, em português).

O Valle de Colchagua fica ao sul da capital chilena e sedia as 17 vinícolas mais sofisticadas do Chile. Todas contam com processos inovadores na produção dos vinhos, a exemplo de mapeamento dos parreirais por satélite, uso de clones e plantio em encostas. É uma atividade secular sendo realizada com a mais alta tecnologia.

As parreiras a perder de vista são um atrativo à parte, mas é claro que o principal objetivo da visita é a possibilidade de saborear alguns dos melhores vinhos do mundo. A diversão é garantida tanto para grupos de amigos como para casais, mas esses últimos podem viver momentos realmente especiais.

É que o Valle de Colchagua já foi eleito pelo site Fodors – o maior site de turismo em língua inglesa do mundo – um dos 11 melhores lugares do planeta para se celebrar uma lua de mel.

A região coleciona outros prêmios. A revista Wine Enthusiast elegeu o vale como a “World’s Best Wine Region” (melhor região vinícola do mundo). Por tudo isso, visitar o Chile sem visitar o Valle de Colchagua seria um pecado punido com rigor pelo deus Baco.

As principais opções de passeio até o Valle de Colchagua são o “Sabores del Valle” e o “Sabores Vino y Espumante”, cada um com sua própria programação. Saiba mais sobre cada um deles.

 

trem-valle-de-colchagua-vinhedo-III

 

Sabores del Valle

O Sabores del Valle tem início às 9h da manhã, na estação central de trem de Santiago. O trem é extremamente pontual. Certifique-se de chegar um pouco antes da hora do embarque para não correr o risco de perder a viagem.

Os trens são bastante confortáveis, em estilo clássico, e a viagem até a primeira parada, em San Fernando, é bastante animada. Durante o trajeto os viajantes podem beber diversas espécies de vinhos, enquanto se divertem com música ao vivo.

Os passageiros recebem uma taça que os garçons mantêm incansavelmente cheias, além de um guia da região. Músicos tocando trem, flauta, sax e gaita se revezam entre os vagões. A trilha inclui músicas típicas chilenas.

Depois de alguns minutos o trem chega à estação de San Fernando, de onde partem ônibus fretados até algumas vinícolas locais. Nas fazendas, os visitantes podem conhecer o processo de produção dos vinhos, andar entre as parreiras e, claro, participar de rodadas de degustação.

O “Sabores del Valle” não inclui o almoço, que costuma ser realizado na aprazível cidade de Santa Cruz. Os restaurantes mais badalados são o Rayuela Wine & Grill, especializado em carnes; e o Casa Colchagua, que serve comidas típicas chilenas.

Antes de voltar ao trem, os passageiros podem ainda visitar o Museu de Colchagua (incluso no preço da passagem), o principal atrativo da cidade. O museu tem mais de sete mil peças que retratam a história do Chile desde a pré-história e conta com a cápsula que resgatou os 33 mineiros chilenos, em 2010.

 

trem-valle-de-colchagua-museu-II

 

Ah! A viagem de volta até Santiago também conta, claro, com mais degustação de vinhos.

Clique aqui para acessar itinerário completo e verificar datas disponíveis.

 

Sabores Vino y Espumante

Já o passeio “Sabores Vino y Espumante” é um pouco diferente, e conta, como diz o nome, com a degustação de espumantes, além dos vinhos. A estação de parada é a Molina, onde os turistas são recebidos em grande estilo pelo prefeito da cidade e assistem a um belíssimo show de danças típicas dessa região.

Em seguida os viajantes embarcam em ônibus que os levam até a vinícola Echeverría. Lá os turistas participam de jogos típicos, almoçam (valor incluso no ingresso) e participam de uma visita guiada.

Na viagem de volta à Santiago, a música também está garantida, mas com o acréscimo de DJs que transformam os vagões em verdadeiras boates, com direito à muito vinho e espumante.

Clique aqui para acessar itinerário completo e verificar datas disponíveis.

 

trem-valle-de-colchagua-festa

 

Festa da colheita no Valle de Colchagua

Por falar em festa, os turistas que estiverem no Chile em março têm um motivo a mais para fazer a viagem de trem: a Fiesta de La Vendimia (“Festa Da Colheita”).

A Fiesta conta com shows ao ar livre, jogos tradicionais, espaços gastronômicos, concursos de “rainha da colheita” e muitos outros atrativos, em Santa Cruz. É um evento bastante tradicional e que atrai moradores e turistas de todo o mundo.

Quem quiser participar da Fiesta de la Vendimia deve embarcar no trem “Sabores del Valle” do dia 3 de março. Nessa data não haverá visita guiada às vinícolas. Todas as 17 vinícolas da região estarão reunidas no festival, oferecendo um mosaico de sabores e aromas aos visitantes.

Você já fez a viagem de trem pelo Valle de Colchagua? Como foi sua experiência? Conte para a gente nos comentários.


Achamos que você também irá se interessar por estes assuntos:

Qual a temperatura em Santiago do Chile?

Confira os museus de Santiago que precisam estar em seu roteiro

Conheça os 4 melhores restaurantes de Santiago do Chile


 

Receba nossa apresentação exclusiva com todos detalhes dos passeios para Santiago e região, fotos, itinerários, dicas e também tenha acesso ao nosso plano de descontos. CLIQUE AQUI e acesse!

Post Discussion

0 thoughts on “Uma inesquecível viagem de trem pela rota do vinho no Valle de Colchagua

  1. http://fiverr.com/eebest8

    “Amazing! This blog looks exactly like my old one! It’s on a entirely different subject but it has pretty much the same layout and design. Outstanding choice of colors!”

    http://fiverr.com/eebest8

    2 dias atrás Responder

Add a comment

Share This