fbpx

Neve, neve, neve. Se você ainda tem dúvidas sobre o que os brasileiros mais querem ver quando vão ao Chile, essa é a resposta: neve. Mesmo aqueles que vão no verão tentam dar um jeitinho de ver neve. É por isso que a pergunta que mais se faz ao Google, sobre o Chile, é: “quando neva no Chile?” Saiba agora as respostas para todas as suas dúvidas.

A primeira coisa a se saber é que o Chile é um país que ocupa um extenso e estreito território que se estende pelo extremo oeste da América do Sul, com mais de 6.000km de litoral ao longo do oceano Pacífico. O clima no Chile muda muito de uma região para a outra, e portanto vamos te explicar o que prever de norte a sul!

Outro fato interessante é que raramente neva na capital do Chile, Santiago. Mas não fique triste. Embora não neve na metrópole, há nevascas lindas ao redor da cidade. A metrópole, por sinal, é cercada por algumas das melhores estações de esqui do mundo.

 

Neve em Santiago e região


A apenas 40 km de Santiago, na montanha onde está localizado o famoso Valle Nevado, a temporada começa no dia 22 de junho e vai até 30 de setembro. Isso significa que, nesse intervalo, é bastante provável que você possa esquiar em uma montanha de neve. Literalmente.

Outro passeio com muita neve, pertinho de Santiago, é o Embalse El Yeso. Trata-se de um imenso reservatório de água a 73 km de Santiago.  O visual é deslumbrante em qualquer época do ano, mas entre o final de junho e setembro as montanhas ao redor deste lago artificial ficam totalmente cobertas de neve.

É importante ressaltar, entretanto, que é difícil determinar exatamente quando neva no Chile. Já houve anos em que as nevascas na Cordilheira dos Andes chegaram em abril. Mas já teve temporadas em que elas só apareceram no final de julho.

Qualquer que seja sua escolha, leve em consideração que, quanto mais no centro da temporada você estiver, maiores as chances de ver neve caindo ou de pelo menos poder caminhar sobre ela. Procure agendar sua viagem entre os meses de junho e agosto.

Outras opções para conhecer a neve junto a uma bela paisagem são Portillo e Cascaca el Yeso em Cajón del Maipo. Sem dúvida você pode curtir muito a neve na região central do Chile.

 

portillo

 

Neve no deserto do Atacama


É isso mesmo, o deserto mais árido do mundo também recebe neve em parte de seu território, mas como isso? Calma, vamos explicar mais sobre a geografia do Chile e você entenderá. Você já ouviu falar da cordilheira dos Andes? Ela é um conjunto de montanhas coberta de neve e que percorre milhares de quilômetros no sentido norte a sul, atravessando o Chile de uma ponta a outra.  Ela começa no extremo sul do Chile, (Patagônia chilena), passa ao lado da capital Santiago e finalmente chega ao deserto do Atacama. Em boa parte do ano, até mesmo no extremo norte da cordilheira, faz muito frio e também neva, então algumas regiões próximas a ela, são agraciadas com um véu de neve em pleno deserto. As Lagunas Altiplánicas & Piedras Rojas são os exemplos mais conhecidos entre os destinos com neve no deserto.


Julho e agosto são os meses com as temperaturas mais frias no chile, e portanto para encontrar neve no deserto você deverá vir neste período. De qualquer forma, há invernos em que neva muito pouco no Atacama, tão pouco que pouca neve se acumula antes que ela mesma derreta, então muitas vezes é preciso também contar com um pouco de sorte para flagrar este fenômeno da natureza.

 

lagoas-altiplanicas

 

Neve na Patagônia Chilena


No sul do Chile, a neve é quase garantida! Está região assim como a maior parte do território chileno, é repleta de cenários com uma natureza muito rica e preservada. Florestas, montanhas, vulcões, lagos e até geleiras você encontrará nesta viagem de aventura.

Aqui o inverno além de ser mais rigoroso, ele se estende por um período mais longo do ano, fazendo frio em quase todos os seus 365 dias, e devido a isso, a neve não deixa por sequer um momento o topo das montanhas e as geleiras do extremo sul.

Não deixe de procurar pela neve na famosa região dos lagos, e nos parques nacionais de preservação, pois entre eles está o parque nacional Torres del Paine, um dos principais cartões postais desta região, Chile e continente. Para aumentar suas chances de fazer estes passeios em sua melhor versão, a com neve, procure programar sua viagem entre os meses de abril e setembro e não esqueça de levar roupas térmicas e impermeáveis. 

 

quando-neva-no-chile

 

Roupas especiais são imprescindíveis


Uma dica importantíssima para quem vai aproveitar a neve é usar roupas especiais de neve. Elas são imprescindíveis para qualquer passeio, mesmo que o dia seja de sol. As roupas são impermeáveis e protegem contra a umidade e o frio.

Uma curiosidade é que muitos brasileiros estranham quando as roupas de neve ficam úmidas por dentro. Isso é normal. A umidade está relacionada não à neve, mas ao suor da própria pessoa.

Quem não tem as roupas especiais, não precisa se preocupar. Antes dos passeios a Destino Chile faz uma parada na Ski in Chile, uma loja de aluguel de roupas especiais para neve, onde o atendimento é feito por funcionários brasileiros. Mas nada de passar horas escolhendo a roupa, hein? Ser chique, nessa hora, é ser rápido para poder aproveitar mais o dia de passeio.

 

cajon-del-maipo-cascata-el-yeso

Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*