Guia Valle de Colchagua – Vinícolas no Chile

vale-colchagua_vina-santa-cruz

Guia Valle de Colchagua – Vinícolas no Chile

Separamos nessa nossa primeira matéria uma super dica de passeio para quem vem à Santiago do Chile.

Para você que gosta de beber um bom vinho e apreciar belíssimas paisagens, confira nossa dica sobre o Vale de Colchagua. A partir do mês de Setembro, por conta da mudança de temperatura e término da temporada de esqui, esse é um dos roteiros no Chile mais procurados e que não pode faltar na sua viagem ao Chile.

Um dos vales que possui maior prestígio internacional do país. Situado no coração da área central, é o ícone da produção de vinho no Chile. Diversas vinícolas decoram este vale e oferecem uma grande variedade de passeios com degustações incríveis.

Localizado a 150 quilômetros ao sul de Santiago, este vale, cujo nome significa “lugar de pequenas lagoas” é uma das regiões vinícolas mais tradicionais do Chile. A maioria das vinícolas estão agrupadas no centro do vale, apesar de novas plantações já estarem começando a subir as encostas das colinas e explorar a fronteira ocidental da área perto do mar.

Variedades de uvas

No Vale de Colchagua variedades finas são cultivadas, principalmente originária de Bordeaux, França, e que foram introduzidas no final do século XIX, antes do grande ataque da filoxera na Europa. A principal variedade cultivada em Colchagua é a Cabernet Sauvignon que representa uma parte importante do total das uvas produzidas no vale. Seguida de Merlot e da famosa variedade perdida da Europa devido à invasão da filoxera, a Carmenere, quase única no mundo. Entre os vinhos tintos da região, também destaca a Syrah.

vinicola-viu-manent_3

Em relação aos vinhos brancos, eles começaram a desenvolver desde 2009 na área de Paredones, a 8 km do mar. Hoje, a produção no vale destaca-se pelo cultivo cada vez maior da Uva Chardonnay e Sauvignon Blanc, consideradas as principais para a produção dos vinhos brancos.

O Vale de Colchagua recebeu generosos aplausos pela sua produção de vinhos, que se destacam regularmente em ranking mundial vinhos notáveis.

Vinícolas do Vale de Colchagua

No Vale de Colchagua, você encontrará as seguintes vinícolas:

  • Bisquertt
  • Lapostolle
  • Casa Silva
  • Montes
  • Santa Cruz
  • Viu Manent
  • MontGrass
  • Ventisqueiro

Encontramos vinícolas nessa região que possuem apenas seus campos de produção, dessa forma recomendamos que antes de montar seu roteiro de passeio confirme as datas de abertura e disponibilidade de visitação.

valle-de-colchaga

O ideal para conhecer toda a região seria separar alguns dias, mas sabendo que você não visitará somente este local, lhe damos uma dica de uma passeio de 1 dia no Vale de Colchagua, visitando 3 grandes vinícolas dessa região e desfrutando as mais belas paisagens que já conheceu..

Dentre as vinícolas dessa região, podemos destacar 3 delas, Vinícola Lapostolle, Vinícola Viu Manent e Vinícola Montes, as quais vamos comentar abaixo.

Vinícola Lapostolle

Lapostolle é uma vinícola do mais alto nível, com arquitetura e detalhes de desenho de interiores magníficos. Foi criada exclusivamente para produzir “Clos Apalta”, vinho Premium de Lapostolle. Na visita, será possível acompanhar em detalhes o mesmo processo que pela gravidade passará a uva até se converter no vinho ícone da Casa Lapostolle.

vinicola-lapostolle

Além da vinícola ela possui um ótimo hotel, camuflado entre a vegetação. Com apenas quatro casinhas luxuosas, o hotel superexclusivo também oferece uma piscina de borda infinita que permite que se tenha uma vista incrível do vale. A Casa Lapostolle permite visitas restritas a 30 pessoas por dia e foi ela que produziu a safra 2005 do Clos Apalta, que ganhou o título de melhor do mundo em 2005 entre os carménères, segundo a Wine Spectator. O restaurante é exclusivo dos hóspedes, mas a visita à vinícola vale à pena. Agende pelo telefone 56 (7) 295-3360.

Vinícola Viu Manent

A Vinícola Viu Manent tem suas portas abertas para surpreendê-lo com seus espetaculares vinhos e a beleza dos seus espaços. Durante a visita, conhecerá os processos de vinificação e provar vinhos em processo, para depois desfrutar de uma degustação onde também aprenderá as noções básicas de enologia.

vinicola-viu-manent-2

Fundada em 1935, a Vinícola Viu Manent possui café, centro equestre e um restaurante sensacional, que atrai os amantes da boa mesa. Lá, é possível ter aulas de culinária, que duram de 3 a 5 horas, visitando mercados, vinhedos e propriedades rurais. O endereço é Carretera del Vino km 37, Santa Cruz.

Mesmo que você queira só curtir a paisagem, passear pelos vinhedos de charrete ou até aprender a saltar com cavalos, é preciso agendar a visita. O telefone 56 (2) 840-318.

Vina Montes

Fundada em 1988, fica na Avenida. del Valle, 945, Of. 2611, em Huechuraba, Santiago. Toda mística, a vinícola foi construída seguindo os fundamentos arquitetônicos do Feng Shui e seus 300 barris de carvalho francês são ninados com canto gregoriano todos os dias. Tudo isso para deixar a energia fluir entre os vinhos. A Viña Montes possui quatro tipos de tour, que incluem degustação, almoço ou passeio pela mata nativa. Tel. 56 (2) 248-4796.

vinicola-montes

Agora você já conhece um pouco mais do Vale de Colchagua e poderá programar seu passeio a este local.

Entre em contato que será um prazer lhe ajudar na sua vinda à Santiago do Chile.
Whatsapp +56 (9) 6755-0805 | +56 (9) 5212-5506

Gostou da nossas dicas?
Então compartilhe esta matéria.

Até a próxima

Post Discussion

0 thoughts on “Guia Valle de Colchagua – Vinícolas no Chile

  1. minitool 10.2.2 crack

    Great, yahoo took me stright here. thanks btw for post. Cheers!

    https://www.xmlfile.us/file/minitool-partition-wizard-pro-10-2-2-crack-activation-serial/

    1 dia atrás Responder

Add a comment

Share This