
O Chile em novembro é, sem dúvida, um bom destino a se considerar. Agora, sim, o país vive a primavera em seu ápice, com sol vibrante, temperaturas amenas e paisagens lindas. É o momento perfeito para quem deseja viver boas experiências no Chile com tranquilidade, antes da chegada das multidões que turistam pelo país no verão.
Nessa época, a neve não é mais a grande estrela. Entretanto, outras atividades igualmente maravilhosas se apresentam com excelentes opções para explorar e aproveitar muito. Nesse período, atrações como o Deserto do Atacama, vinhedos floridos, trilhas entre vales e montanhas ou exploração urbana, ganham destaque incontestável.
Para que você aproveite ao máximo o país e construa boas memórias, aqui estão as principais informações para uma experiência inesquecível!
No auge da primavera, a transição entre o inverno e o verão traz o equilíbrio perfeito entre temperaturas agradáveis e cenários de tirar o fôlego. Com dias mais longos e coloridos pelas flores, o convite é para imergir nas riquezas culturais, históricas e naturais que só o Chile tem.
O Chile é um país longo, embora não tão grande. Assim, as temperaturas e o clima podem variar um pouco, mesmo durante a mesma estação!
● Norte: Entre 10ºC e 25º, com temperaturas mais altas durante o dia e diminuindo durante a noite.
● Santiago: Entre 12º e 28ºC, também decrescendo à medida que a noite chega.
● Sul: Entre 6º e 18ºC.
Como se pode ver, é um período excelente para apreciar muitas coisas no Chile. Sem a frequência das chuvas, o clima é ameno, agradável e confortável.
Nessa época, é importante colocar no roteiro opções como Deserto do Atacama, as principais vinícolas do país, e imersão nos cenários naturais!
O que fazer no Chile em novembro
Como já adiantamos, o Chile em novembro pode parecer contrastante Enquanto o norte apresenta um clima mais árido, Santiago e arredores oferecem um frescor típico da primavera. revela dois contrastes fascinantes: o charme árido do norte e o frescor primaveril.
Estando no país nessa época, o Deserto do Atacama é uma das experiências imperdíveis. Aliás, mais do que isso, é um dos lugares mais impressionantes do planeta. Entre as muitas possibilidades você certamente precisa:
● Se encantar com as rochas e cores de vlaes como Valle de la luna e Valle del arcoiris.
● Contemplar lagunas como Cejar e Baltinache.
● Se impressionar com Geysers El Tatio, o maior campo geotérmico do mundo.
● Relaxar em um paraíso de águas termais e cristalinas.
● Mergulhar no céu estrelado de San Pedro de Atacama.
● Testemunhar o amanhecer no deserto, do alto de um passeio de balão.
● Deslizar pelas dunas gigantes em alta velocidade sobre uma prancha de sandboard.
● Se aventurar no topo de vulcões incríveis.
Cada uma dessas opções é uma contribuição inesquecível na construção de suas memórias pelo país.
O clima ameno na região central é um convite irrecusável para conhecer Santiago em melhor fase. Dias ensolarados, parques floridos e um clima leve fazem um pacote perfeito para caminhadas e passeios de bicicleta, ou para uma imersão histórica em pontos turísticos da cidade.
E, claro, as vinícolas conhecidas no mundo inteiro estão pintando um cenário surreal na paisagem da região de Santiago durante a primavera. Então, sim, elas são de inclusão obrigatória no roteiro de estadia no Chile em novembro.
Comida e conhecimento também são atrações imperdíveis para apaixonados por viagens. Em cada cantinho do mundo existe uma porção de história, referências e sensações que constroem toda a memória de cada viagem.
Dito isso, separar um tempo para conhecer monumentos, prédios e pontos históricos do país é quase que obrigatório. E, em Santiago, por exemplo, estão exemplos icônicos como a Catedral Metropolitana. Cerro Santa Lúcia, Plaza de Armas, Palácio de La Moneda e muitos outros locais que contam a história do país e, como consequência, do mundo.
O Chile no inverno também é perfeito para você explorar pratos locais, comidas e bebidinhas típicas e conhecer bons restaurantes de diferentes experiências. A propósito, mais do que nutrir o corpo, a comida é parte da construção histórica e cultural e diz muito sobre um povo.
Não há nenhuma surpresa no fato de o vinho do Chile estar entre os melhores do mundo. Entretanto, é bom saber que, além de apreciar os sabores, conhecer a história e os processos de produção direto na fonte, não tem preço.
Nos arredores de Santiago estão ambientes perfeitos para fazer isso. São vinícolas cheias de significados e sabores e, com cenários naturais que parecem pinturas. Vale muito a pena incluir no roteiro visitas inesquecíveis às principais delas, estando no Chile no inverno.:
● Concha Y Toro
● Undurraga Wines
● Vinícola Santa Rita
● Alyan Family
● Vinícola Monteluz
● Vinícola Lof
Essas – e outras outras – vinícolas são atrações lindas e super instagramáveis. Mas, claro, também são cheias de histórias, cultura, experiências sensoriais, sabores indescritíveis e até lendas surreais.
Dicas práticas para aproveitar o Chile em novembro
Todo mês é um mês incrível no Chile. Isso mesmo! Embora haja uma concentração de turistas maior durante o inverno, por causa da neve, a verdade é que esse é um país onde não há baixa temporada.
Em cada época do ano, há o jeito certo de aproveitar o país. Então, aqui estão as melhores dicas para transformar essa viagem na melhor da sua vida!
● Planeje o roteiro com antecedência. Especialmente se vai incluir deserto no cronograma, considere deixar tudo pronto para garantir experiências únicas em dias com previsão climática melhor, melhores horários e guias experientes.
● Se prepare para um ritmo diferente, com horários de refeições mais tardios, por exemplo.
● Mescle sua provisão financeira entre cartão e dinheiro físico. Apesar de o cartão de crédito ser bastante aceito, há várias experiências locais onde o cash é necessário.
● Se mantenha hidratado sempre. Isso vai ajudar que sinta menos a diferença na altitude.
● Faça um seguro viagem. Obviamente, ninguém pretende adoecer ou ter imprevistos longe de casa. Entretanto, caso algo inesperado aconteça, isso pode fazer toda a diferença.
● Evite táxis e, consequentemente, evite golpes também. A melhor maneira de se deslocar pela cidade é utilizando aplicativos de transporte, explorando o transporte público que cobre Santiago de maneira satisfatória ou contratando serviços de transfers.
Dicas simples podem fazer toda a diferença na hora de aproveitar o Chile em novembro. Além de evitar perrengues, estar preparado faz com que o tempo seja melhor aplicado em coisas realmente interessantes e divertidas.
Vantagens de visitar o Chile em Novembro
A primeira vantagem de aproveitar o Chile em novembro é o fato de esse ser um mês sem extremos: nem o frio intenso do inverno, nem o calor seco do verão. Um equilíbrio raro, que torna o Chile especialmente convidativo para quem busca conforto e diversidade climática em uma só viagem.
Além do clima, fazer essa viagem em novembro é uma ótima pedida para quem gosta de viajar com preços mais acessíveis. Nessa época, é bem possível que você encontre passagens, hospedagens e passeios mais baratos do que durante os meses de inverno.
Outro ponto positivo é o quanto você poderá viver diferentes experiências por estar no Chile nessa época do ano. Se organizar direitinho, em um curto espaço de tempo você pode degustar vinhos com pôr do sol como plano de fundo, explorar o deserto mais árido do mundo, imergir na natureza enquanto se aventura em trilhas cercadas por lagos e geleiras e enriquecer seu portfólio cultural com toda a história e monumentos significativos.
Viajar ao Chile em novembro é descobrir um país em equilíbrio — entre o calor do verão e o frio do inverno, entre o sossego e a energia da estação. Essa é uma escolha perfeita para quem busca criar memórias e colecionar experiências únicas entre a natureza, cultura e aventuras que só podem ser vividas nesse país incrível.