fbpx

O que é o paraíso para você? Qualquer que seja a resposta, prepare-se para atualizar seus conceitos. É que depois de visitar o Embalse el Yeso, você nunca mais conseguirá definir “paraíso” sem usar a palavra “Chile”.

Mas, afinal, o que é exatamente o Embalse el Yeso?

Trata-se de um enorme reservatório de água, a menos de 100 km de de Santiago. E ele é enorme MESMO. Afinal, é de lá que sai a água que abastece mais de cinco milhões de santiaguinos.

Entretanto, sua atratividade não está em seus tamanhos superlativos, e sim em sua beleza espetacular. A lagoa gigante ora é azul, ora é verde, e é cercada por montanhas imponentes que lhe servem como uma espécie de moldura.

Os turistas mais sortudos podem conseguir até mesmo assistir a um espetáculo inesquecível. De tempos em tempos o Embalse el Yeso vira um enorme espelho d´água, refletindo com quase exatidão a exuberância da Cordilheira dos Andes.

No inverno, a paisagem é tão linda que chega a ser difícil de acreditar. As montanhas cobertas de neve dão um charme ainda mais especial ao lugar. Cada foto nesse ambiente indescritível mais parece um daqueles papeis de parede gerados por computador.

Mas não se engane. Você não está sonhando. Esse espetáculo natural que parece bom demais para ser verdade é 100% real, e você está a um passo de vivenciá-lo.

 

cajon-del-maipo-embalse-el-yeso

 

O Embalse el Yeso está aberto à visitação?

Sim, o Embalse el Yeso está aberto à visitação. A região tinha sido fechada em 2019 para que os governos locais pudessem incrementar a segurança dos visitantes que circulam pela reserva. Afinal, o Embalse el Yeso é um dos principais pontos turísticos do Chile.

Na verdade, o que fechou mesmo foi o acesso pela estrada ao Cajón del Maipo, a região da Cordilheira dos Andes onde fica o Embalse el Yeso. Foram seis meses para que as autoridades pudessem identificar os pontos de melhoria e tomar as providências. Hoje, o Cajón del Maipo está muito mais seguros.

As áreas avaliadas como “perigosas” continuam fechadas para acesso de pedestres e estão bem sinalizadas. O governo colocou mais de 20 placas destacando os pontos de alerta. Nessas áreas é permitida apenas a passagem de carros, sendo vedada a circulação a pé.

Foi criado também um belo mirante para que os turistas possam apreciar todo o esplendor do Embalse el Yeso e tirar selfies sem qualquer tipo de perigo.

 

cajon-del-maipo-embalse-el-yeso

 

Curiosidades sobre o Embalse el Yeso

    • Não há transporte público até o Embalse el Yeso. Para chegar lá, é preciso ir com um carro particular ou por meio de agências de viagens. O lado bom é que a falta de transporte público mantém essa maravilha da natureza preservada. O tempo de viagem entre Santiago e o Cajón del Maipo é de aproximadamente uma hora e meia.
    • O Embalse el Yeso está a mais de 2.500 metros acima do nível do mar. Ele é formado pelas águas do rio Yeso, e é uma barragem artificial. Foi inaugurado na década de 1960.
    • Apesar da altitude, visitar o Embalse não exige grande esforço físico.
    • O trajeto entre Santiago e a represa é asfaltado em sua maior parte, exceto no trecho final, em que a estrada é de terra. Antes de entrar na reserva natural, há uma barreira policial que faz o controle de acesso. Em dias de nevasca, a passagem dos carros é interrompida, para preservar a segurança de todos.
    • A paisagem no inverno, com picos cobertos de neve e a lagoa no meio, é absurda de linda, mas o verão também é de cair o queixo. Nessa estação as águas do Embalse ganham tons azul-turquesa.

 

Arredores são uma atração à parte

O Embalse é, definitivamente, a atração principal do Cajón del Maipo, mas ele está muito bem acompanhado. É que nos arredores há outros pontos de interesse imperdíveis. Um deles é a Cascata el Yeso, uma queda d´água belíssima que fica escondida bem no meio do Cajón del Maipo. O visual idílico somado ao barulho que a água do Yeso faz ao se chocar contra as pedras é deliciosamente relaxante.

Ah! A criançada adora! O mirante da Cascata el Yeso tem uma pista de patinação no gelo que é um sucesso.

 

cascata-el-yeso-cajon-del-maipo

 

Por falar em relaxar, não deixe de ir também às Termas de Colina, uma espécie de estância de águas termais aos pés da Cordilheira dos Andes. São seis piscinas naturais, ao ar livre, com vista privilegiada das montanhas e cujas águas chegam a temperaturas de até 60º.

 

cajon-del-maipo

 

Quer conhecer o Embalse e as melhores atrações do Cajón del Maipo? A Destino Chile te leva

Como vimos, o Cajón del Maipo é um destino muito especial! E para comemorar a reabertura dessa região, a Destino Chile lançou dois novos produtos especiais:

 

Joias Andinas (Cajón del Maipo 2 em 1): Embalse el Yeso e Cascata el Yeso – Disponível o ano inteiro.

 

Joias Andinas PREMIUM (Cajón del Maipo 3 em 1): Embalse el Yeso, Termas de Colina e Cascata el Yeso – Disponível somente no verão (outubro a abril).

 

O passeio “3 em 1”, você também encontra com desconto 15% OFF no combo de verão: Wine Lovers Plus

É um combo de cinco dias, que inclui, além do Joias Andinas PREMIUM, outras atrações como Viña del Mar, Valparaíso, Sunset Valle Nevado (pôr do sol no alto da Cordilheira dos Andes), city tour pela parte moderna de Santiago e visita a várias vinícolas. Tudo por R$ 1.429.

Há ainda os combos Basic (com duração de três dias) e Classic (quatro dias), com 10% e 12% de desconto, respectivamente.

Bom demais, né? Seja bem-vindo ao Cajón del Maipo e à majestosa Cordilheira dos Andes. Descubra esta experiência completa com a Destino Chile.

Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*