Vamos reconhecer: o Brasil é lindo, mas praticamente não tem neve. Por isso, que atire a primeira bola de neve quem nunca teve inveja daquelas imagens de nevascas na Europa. Mas não é preciso atravessar oceanos para ver essas paisagens branquinhas. Há neve em Santiago do Chile!

Cercada pelas montanhas da Cordilheira dos Andes, existem várias estações de esqui próximas a Santiago que fervem (no sentido contrário, claro) entre junho e setembro.

O período é ótimo para as famílias, já que combina com as férias escolares. Mas se você tem uma agenda mais maleável, vale a pena aproveitar a baixa estação. Ela começa a partir da segunda quinzena de agosto, quando os preços caem. Oportunidade para quem deseja ver neve em Santiago do Chile pagando pouco.

Mesmo que você não seja do tipo que pretende arriscar um esqui ou snowboard, vale a visita. Nas estações há diversas atividades, além de festas, eventos, brincadeiras, tobogãs, piscinas (cobertas ou não) e, lógico, a chance de fazer um clássico homenzinho de neve.

 

valle-nevado-e-farellones

 

Quanto mais alto, mais alto

Há uma curiosidade em relação às estações de esqui: tudo cresce à medida que você sobe a Cordilheira. Além da altitude, sobem os valores, a estrutura fica mais complexa e sofisticada, e os níveis de dificuldade nas atividades da neve se tornam mais intensos.

A primeira estação, mais ao “pé” da Cordilheira, é a Farellones, que também é um charmoso povoado. Ela tem preços mais em conta e é a mais procurada pelos moradores de Santiago.

Por lá são oferecidas atividades voltadas para as famílias, como tirolesa, tobogãs com boias no gelo, bicicletas de gelo com grandes pneus, além, claro, de escolinhas de esqui, caso você quiser arriscar um pouquinho (e quem não quer?).

Assim, Farellones é muito indicada para quem não tem aquela verve esportista, morre de medo de subir num esqui e quer apenas curtir a neve com a família. 

Já a El Colorado está entre as estações mais acima da montanha. Possui muitas das atrações encontradas nas outras estações, mas também pistas para os adeptos do esqui e snowboarding nos mais diversos níveis de dificuldade.

Por fim, a estação mais famosa, badalada e mais cheia de atrativos: o Valle Nevado. Falamos em “estação de esqui”? Não é exatamente isso. Aliás, é isso e muito mais.

A Valle Nevado não é só uma estação, é um verdadeiro resort, muito conhecida e procurada pelos brasileiros. São muitas atrações, uma imensa estrutura e bastante conforto.

Para os amantes do esqui e snowboarding, a Valle Nevado tem escolas e mais de 40 pistas para todos os níveis de dificuldade. Os especialistas ainda têm a opção de subir de helicóptero até o alto da montanha. Só para os radicais!

 

valle-nevado-e-farellones

 

Neve em Santiago do Chile: modo de usar

Há diversas maneiras de chegar às estações de esqui. Não recomendamos o uso do carro. A economia em geral não compensa o desgaste. Torna-se essencial comprar ou alugar correntes para o pneu e a subida é muito cheia de curvas íngremes.

Em Santiago, há diversas agências de turismo que oferecem passeios de van até o local. Seus passeios cobrem uma boa parte das atividades principais. Para uma primeira impressão, pode ser uma boa pedida.

Outra questão a se levar em consideração são as roupas especiais para o contato com a neve. As lojas no alto da montanha são mais caras que em Santiago.

Assim, o indicado é comprar ou alugar as roupas antes de subir a montanha.

Os preços são muito em conta e tem mais opções de tamanhos.

Recomenda-se, além das roupas especiais, o uso de gorros, luvas, botas, óculos escuros ou aqueles óculos de neve com proteção solar.

Ah! Use protetor solar como se estivesse em uma praia do Nordeste brasileiro. Protetor solar? Sim! A neve é praticamente um rebatedor do sol, potencializando os raios UV.

Outra recomendação é comprar ou alugar ainda em Santiago aqueles trenós para descer de bumbum. Vale o investimento. São diversão garantida para crianças e adultos. Ladeirinhas para usá-los não vão faltar.

Opções extras para brasileiros

Há outro recurso para se levar em consideração, que são as agências de turismo especializado, com pacotes especiais de poucos dias, preços acessíveis e voltados para os turistas brasileiros. Elas podem oferecer todo o suporte e estrutura para que você curta o dia sem se preocupar com mais nada.

Feita por brasileiros para brasileiros, a Destino Chile é uma dessas agências. Ela possui pacotes de três, quatro ou cinco dias para Santiago. Há opções especiais para o contato com a neve, visitas às estações e outros passeios.

Alguns pacotes já incluem o kit de roupas especiais de neve. Menos tempo perdido procurando, mais tempo curtindo.

 

valle-nevado-e-farellones

 

Venha curtir a neve em Santiago do Chile

Nem muito caro, nem muito longe. Seu sonho está pertinho. Há neve em Santiago do Chile. Venha viver essa experiência inesquecível. Convide os amigos para este passeio, compartilhando esse texto nas redes sociais.

Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*