fbpx

Cena de filme: uma linda lagoa esverdeada no meio de um vale, rodeada de imponentes montanhas cobertas de neve. Quem não sonha em um dia curtir esse cenário idílico? Pois não precisa mais sonhar. Em Portillo, no Chile, você terá esse contato revigorante com a natureza. Saiba mais.

Portillo é uma das melhores estações de esqui da América do Sul. A estação recebe, todos os anos, milhares de pessoas de todas as partes do mundo que querem um local onde possam revezar momentos de relaxamento e contato com a natureza, com horas de diversão e prática de esporte na neve.

 

Fechamento do Embalse el Yeso colocou Portillo em destaque

Nas últimas semanas Portillo se tornou ainda mais popular por conta do fechamento do Embalse el Yeso. O Embalse é um imenso reservatório de água na Cordilheira dos Andes, também cercado por montanhas cobertas de neve.

Infelizmente, no início de junho, um deslizamento de pedras provocou o fechamento dessa importante estação turística.

Embora a ação das autoridades possa decepcionar os visitantes que queriam conhecer o reservatório, a Destino Chile apoia a iniciativa, já que a segurança de todos deve ser sempre a prioridade.

O Embalse El Yeso será reaberto assim que os órgãos de segurança chilenos considerarem que todos os requisitos de segurança estão sendo atendidos.

Para os turistas no Chile, entretanto, não há motivos para frustração. Portillo já é considerada a nova Embalse El Yeso justamente por ter uma lagoa incrível embelezando a paisagem: a Laguna del Inca. Mas essa lagoa não é apenas bonita. Ela também tem muita história para contar.

 

portillo

 

A lenda da Laguna del Inca

Uma antiga lenda chilena diz que a lagoa tem essa cor incrível por um motivo muito triste. Centenas de anos atrás a esposa de um guerreiro inca, no dia do seu casamento, tropeçou no próprio vestido de noiva e despencou de uma das montanhas vizinhas à lagoa.

Seu corpo ficou inerte no fundo do lago que, magicamente, passou a reluzir uma cor esverdeada, a mesma cor dos olhos da noiva.

Não sabemos se a lenda é realmente verdade, mas uma coisa é certa. É impossível não se apaixonar por esse visual paradisíaco. O melhor lugar para se observar a Laguna del Inca é ao lado do Hotel Portillo, perto das piscinas. As selfies ficam incríveis.

 

portillo

 

Portillo, no Chile, é muito mais que contemplação

Nem só de contemplação da natureza vive Portillo. O lugar é especial justamente por harmonizar diferentes atividades. E, em se tratando de uma estação de esqui, é claro que o foco são as brincadeiras e esportes na neve.

O ponto mais alto da estação fica a mais de três mil metros acima do nível do mar. Sua pista mais longa tem mais de dois quilômetros de extensão. E os visitantes mais corajosos podem até mesmo descer um desnível de quase 800 metros esquiando.

Quem não tem tanta familiaridade com os esquis não precisa se preocupar. Portillo oferece aulas de esqui para todas as idades. Além disso, a estação conta com três pistas de esqui de grau “fácil”, para quem ainda está aprendendo.

Se você já é uma fera no esqui, também há local para você. Há cinco pistas de nível “muito difícil”, para profissionais.

Ah! Se você AMA neve que nem a gente, pode vir sem medo. Embora o sol brilhe em Portillo em 80% do ano, a estação de esqui recebe, no inverno, cerca de seis metros de neve.

E se por algum motivo a neve não cair, ela é fabricada. Esse verdadeiro parque de diversão conta com um sistema que enche algumas de suas pistas com neve artificial.

 

portillo

 

Sistemas de transporte divertem os turistas

A estação é enorme e, por isso, conta com um sistema próprio de transportes. E eles são uma atração à parte. Para levar o visitante até o alto das montanhas, há meios de elevação chamados de “vai e vem”, “cadeira” e “poma”.

As cadeiras são aqueles tradicionais teleféricos abertos. As “pomas” são um meio de elevação em que os esquiadores seguram em uma corda e são puxados para o alto da montanha, com os esquis deslizando no chão.

Já o “vai e vem” é uma “poma” mais radical. Ele leva até cinco esquiadores ao mesmo tempo, que são puxados em grande velocidade. É como se fosse um esqui aquático, só que com neve ao invés de água e, claro, na vertical.

 

portillo

 

Como chegar em Portillo, no Chile

Chegar na estação de Portillo é bem fácil. Ela fica a apenas 164 km de Santiago (cerca de 2h de carro). O melhor é que o trajeto já é uma atração em si. A paisagem é incrível e o carro precisa fazer mais de 30 curvas.

Por isso, nada de ir por conta própria. A estrada está em ótimas condições mas, em dias de neve, pode ficar escorregadia. Prefira contratar um transfer.

Que tal programar sua viagem a Portillo com uma agência especializada em atendimento aos turistas brasileiros? Entre em contato conosco e peça seu orçamento.

 


blog-PlanejandoViagem-728x90_OFICIAL-02

 

Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*