fbpx

Mais de 20 mil clientes atendidos, cerca de 1.300 passeios realizados, mais de 300 avaliações positivas no TripAdvisor. A retrospectiva 2019 mostra, certamente, uma história de sucesso!

Afinal, uma empresa que começou pequenininha, vendendo passeios nas ruas (literalmente) do Chile, agora tem até filial em pleno deserto do Atacama.

A trajetória da Destino Chile é impressionante, não? Só quem empreende consegue entender os desafios do empreendedorismo, seja no Brasil, seja em qualquer outro país da América Latina. Os obstáculos não param de surgir nem um minuto.

No início, em 2015, o trabalho era informal. Os vendedores abordavam os potenciais clientes na rua mesmo. “Abordar” é modo de dizer. O profissionalismo e a cortesia sempre foram marca da empresa, mesmo em seus primórdios.

Mas, de qualquer maneira, era assim, na rua, que o negócio funcionava.

“Todo início é turbulento, principalmente quando se abre um negócio em um país que não é o seu, sem muita infraestrutura e nem rede de contatos formada. O processo era ir resolvendo os problemas conforme apareciam e sem muito planejamento, operando os passeios conforme surgia demanda. O que graças a Deus nunca faltou, mesmo no início”, revela a diretora da Destino Chile, Érica Silva.

Trabalho havia demais. Érica e seu sócio pareciam perfeitos para o negócio. Tanto assim que, poucos meses depois de terem iniciado a agência, conseguiram um lugar para chamar de seu.

Um escritório em uma das mais importantes metrópoles do mundo, Santiago. Chegaram lá! E viveram felizes para sempre, certo?

 

A separação

Errado. Em 2017 a Destino Chile viveu um drama pessoal, vivido também por muitas famílias em qualquer lugar do mundo: uma separação. Com visões empresariais diferentes, Érica e seu sócio tiveram um “divórcio” amigável.

Acontece nas melhores famílias. Mas é doloroso sempre, não importa quão maduros sejam os “divorciados”.

Você já viveu uma separação? De um marido, ou namorado, ou apenas um “crush”? Se sim, sabe que é muito difícil. Mas sabe também que é uma oportunidade de se reinventar, de procurar fazer as coisas de um jeito diferente. E foi isso que a Destino Chile fez.

De lá para cá muita coisa aconteceu. E, ao olhar 2019 no retrovisor, parece que é possível ver toda a história da Destino Chile resumida em apenas 12 meses. Afinal, esse foi um ano de muitas vitórias sim, mas também de dor, sofrimento, tensão mas, sobretudo, alegria de explorar um dos países mais lindos do mundo.

 

vale-da-lua

 

Retrospectiva 2019

Qual foi sua resolução de ano novo no réveillon de 2018 para 2019? Fazendo sua retrospectiva 2019, conseguiu realizá-la? A resolução da Destino Chile foi a de se modernizar para prestar um atendimento ainda mais conveniente aos seus clientes. E ela conseguiu!

 

  • Lançamento do e-commerce

A empresa, no primeiro semestre, lançou seu e-commerce, uma loja online em que os turistas brasileiros podem conhecer um pouco mais sobre os passeios oferecidos pela empresa.

Os turistas podem ainda fazer a contratação dos produtos diretamente no site, de forma prática e rápida. Além disso, o site da Destino Chile conta com um blog com várias dicas para que o turista aproveite ao máximo sua estada nesse belo país.

O lançamento da loja deixou toda a equipe bastante animada! O Chile vivia um momento de intenso crescimento do turismo internacional, atraindo cada vez mais brasileiros, e a Destino Chile despontava como uma referência em turismo receptivo para o público verde-e-amarelo.

 

     

  • Tragédia no paraíso

Tudo parecia estar dando certo! Mas aí… uma tragédia se abateu sobre uma família brasileira, que entristeceu todo o trade turístico.

Durante uma visita ao Embalse El Yeso, um dos destinos mais procurados do país, um acidente matou duas crianças brasileiras. Aquela família fazia o passeio com uma outra agência de turismo, mas a fatalidade entristeceu todo mundo.

“A primeira reação foi de choque!  Como isso pode ter acontecido? Em seguida veio o sentimento de compaixão pela tristeza inimaginável que aquelas famílias devem ter sofrido. Por fim, era o momento de reflexão. O que poderíamos fazer para assegurar que isso jamais acontecesse com um de nossos clientes?”, conta Érica.

“Foi um momento de reflexão para todos, e de refletir internamente sobre aquelas coisas que realmente são importantes para cada indivíduo e para a empresa”, complementa.

Hoje, a Destino Chile não faz mais passeios até o Embalse el Yeso, que permanece fechado aos visitantes por ordem das autoridades chilenas.

 

     

  • A busca de uma alternativa

Mas o show tem de continuar. O papel da Destino Chile é realizar sonhos. O que poderia ser feito para que os turistas brasileiros vivenciassem a beleza estonteante da natureza na Cordilheira dos Andes, com total segurança?

A resposta veio depois de muitas reuniões, visitas in loco e pesquisa: a Cascata El Yeso. O lançamento desse passeio foi o momento de superação da Destino Chile! Hoje, a Cascata El Yeso, uma joia escondida na região de Cajón del Maipo, já é o produto mais vendido da agência.

A partir daí, foram meses intensos vendo o brilho nos olhos de quem visita o Chile. Foi tudo feito com muito amor. Tanto amor que teve até pedido de casamento e renovação de votos. Ah! O pedido de casamento, realizado em plena segunda feira, 25/09, foi aceito!

 

cajon-del-maipo-cascata-el-yeso

 

  • Neve e festa

Outro grande momento que deve ser destacado na retrospectiva 2019 é a alegria dos brasileiros na primeira nevasca da temporada . Foi uma festa! Por falar em festa, em 15 de setembro a Destino Chile fez aniversário distribuindo presentes! Os clientes da empresa ganharam 20% de descontos nos passeios!

 

cajon-del-maipo-embalse-el-yeso

 

  • Novas fronteiras

2019 marcou também o início das operações da Destino Chile para além das fronteiras do país. A empresa lançou, em outubro, um passeio para o Salar de Uyuni, na Bolívia, um dos locais mais surreais do planeta!

A agência passou a atuar também com hospedagem no deserto do Atacama, formalizando uma parceria com o Hotel La Cochera, dando ainda mais comodidade a seus clientes.

Ah! O Atacama! Como fazer uma retrospectiva 2019 sem falar sobre esse que já é um destino tão requisitado quanto Santiago na alta temporada?

Quer a experiência completa do Chile? Com a Destino Chile você pode visitar tanto a região central do país quanto o deserto mais seco do mundo em uma única viagem! Incrível!

 

salar-de-uyuni-bolivia

 

  • Dias de caos na retrospectiva 2019… Mas com um final feliz!

Os negócios iam, como se pode ver, de vento em popa. Até que… bombas, correria, saques, aeroportos fechados! O povo chileno vai às ruas pedir melhores condições de vida e o país para por alguns dias!

“Foi tenso, no início. Nos dois primeiros dias de protestos mais intensos, cancelamos todos os passeios. A segurança é nossa prioridade. E a transparência também. Por isso fizemos uma postagem em nosso site falando tudo sobre os protestos e de que forma eles afetam os turistas brasileiros”, revela Érica.

As manifestações diminuíram um pouco neste final de ano, e todos os passeios já estão funcionando normalmente, assim como os principais pontos turísticos do país. Mais um desafio vencido! Mas 2019 ainda guardava mais uma surpresa, dessa vez super positiva.

Em novembro, às portas do verão, nevou na Cordilheira dos Andes! Uma neve que chega para refrescar e dar ainda mais energia para que a Destino continue fazendo o que faz de melhor: realizar sonhos! Que em 2020, você realize todos os seus! Conte com a gente para isso!

 

cajon-del-maipo-embalse-el-yeso

 

 

Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*