fbpx

O turista mais desavisado pode ficar confuso. De longe, aos pés da Cordilheira dos Andes, uma estrutura se destaca pelo seu formato incomum. Seria aquilo uma enorme flor gigante, com luz própria? Ou uma espaçonave alienígena? Nem uma coisa, nem outra. Esse prédio lindo é o templo Bahá´í, no Chile.

O templo foi construído em 2016. Mas, apesar disso, lá dentro não acontece nenhum tipo de ritual. Trata-se de um espaço de oração ou meditação aberta a pessoas de qualquer religião.

 

Design futurista

Seu formato, que chama tanta atenção, é mesmo especial. O interior é um amplo espaço vazio, com bancos de madeira para os visitantes. Já o exterior é de uma arquitetura difícil de entender, mas fácil de deslumbrar.

O templo Bahá´í, no Chile, possui design futurista. A estrutura parece muito com uma flor de nove pétalas. Na base de cada uma dessas pétalas estão nove entradas para o templo. Elas servem como um convite para que visitantes de todas as partes do mundo conheçam o espaço.

 

templo-bahai-no-chile

 

Marco da arquitetura santiaguina

O formato diferenciado do templ Bahá´í, no Chile, o transformou em ponto de encontro de arquitetos de todo o planeta. Sua construção é tão inovadora que novos materiais precisaram ser desenvolvidos especialmente para ele.

Os destaques são os revestimentos de mármore translúcido, trazidos de Portugal, e os painéis de vidro fundido que separam as áreas internas e externas.

O formato de flor lembra também paz, delicadeza e contato com a natureza, coisas que os adeptos da religião Bahá´í valorizam muito.

Dessa forma, o templo Bahá´í, no Chile, é um local especial para quem deseja se reconectar com a própria espiritualidade. Mas mesmo quem não é ligado a questões divinas também vai gostar de conhecer sua arquitetura.

 

templo-bahai-no-chile

 

Um pôr do sol divino

O local tem uma atração a mais que é incrível: a vista de 360ª de toda a Santiago. Dica: prefira visitar o templo Bahá´í, no Chile, ao entardecer. É que o pôr do sol visto de lá do alto, com aquele clima de paz e tranquilidade, é inesquecível.

Claro que a selfie do pôr-do-sol é liberada. Mas resista à tentação de pegar a câmera ou celular. Esqueça todas as coisas terrenas, as redes sociais, o trabalho.

Apenas observe o brilho dourado do sol inundando os telhados das casas santiaguinas, refletido nas janelas dos arranha-céus, e se emocione à medida que as montanhas, até então brilhantes como se fossem feitas de ouro, mergulham na escuridão proporcionada pela noite.

Se conseguir voltar a si antes do sol se pôr, dê as costas à cidade e olhe diretamente para dentro do templo e para sua cúpula.

Veja que, à medida que o sol avança, o Bahá´í vai mudando de cor, passando de branco para âmbar e púrpura, até finalmente ceder à iluminação cenográfica que faz o prédio brilhar na escuridão da Cordilheira.

Você sairá do templo Bahá´í, no Chile, revigorado espiritualmente, mesmo que não seja praticante de nenhuma religião.

Por falar em selfie, um alerta. É proibido tirar fotos do interior do templo. Entretanto, a área ao redor, com jardins, espelho d´água e mirante, é ótima para aqueles cliques que a gente quer compartilhar.

 

templo-bahai-no-chile

 

Local de meditação

 

Ah! Uma recomendação importante. É natural que, com tanta beleza, a gente converse com nossos amigos, para compartilhar o deslumbramento e a felicidade de estar em um lugar tão lindo.

Mas, ao entrar no templo, lembre-se que muitas pessoas estão ali não por turismo, mas para meditar. Então é preciso de silêncio absoluto.

 

Como checar no Bahá´í, no Chile

O templo Bahá´í fica na avenida Diagonal Las Torres, 2000, Penãlolen. O jeito mais prático de chegar até ele é mesmo de Uber. Isso porque os ônibus deixam os visitantes apenas na portaria. De lá até o templo são dois quilômetros de subida. É preciso muita disposição.

Mas, como vale a pena, aqui vão as instruções: pegue a linha 1 do metrô e desça na estação Los Dominicos. Em seguida, pegue o ônibus D11 e desça na parada 4, que fica bem em frente à portaria. A partir daí, é só subir a montanha curtindo o visual que, por si só, não deixa ninguém desanimar.

 

templo-bahai-no-chile

 

A religião Bahá´í

A religão Bahá´í surgiu no final do século XIX, na Pérsia, onde hoje fica o Irã. Uma de suas características mais curiosas é de que, ao contrário da grande maioria das religiões, ela não possui rituais, dogmas nem cleros.

Essa é considerada a religião mais jovem dentre as grandes religiões do mundo. Estima-se que sete milhões de pessoas em todo o planeta sejam adeptas do Bahá´í.

O templo Bahá´í, no Chile, é certamente um dos lugares mais interessantes do país. Que tal conhecer essas e outras atrações de Santiago e região? Confira os city tours da Destino Chile por Santiago, Viña del Mar e Valparaíso.

Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*