Tudo que precisa saber antes de vir ao Chile

Santiago com a Cordilheira ao fundo- Tudo o que precisa saber antes de vir ao Chile
Vista de Santiago

É a sua primeira vez viajando ao Chile? Aposto que escolheu pois é um dos destinos mais lindos da América do Sul e uma experiência incrível para o seu currículo de viajante. Então se prepare, pois não deixa de ser uma viagem internacional em um país com cultura diferente do Brasil.

A sua viagem ao Chile não começa do aeroporto e pensando nisso, reunimos aqui as melhores dicas, curiosidades e tudo o que você precisa saber antes de embarcar nessa aventura!

Melhor época para visitar o Chile

Aqui está um assunto que merece toda a sua atenção já no momento da decisão. Afinal, é possível ter experiências totalmente diferentes a depender do período do ano em que você fará a sua viagem.

É claro que há opções o ano todo. O Chile tem excelentes atrações e experiências únicas para cada período. Então, você pode tomar a decisão com base no que gostaria de aproveitar no país.

Bandeira do Chile, Fim de tarde no Valle de La Luna  e Vista do Termas de Puritana
Bandeira do Chile- Valle de La Luna – Termas de Puritana

Alta temporada no Chile

Oficialmente, a alta temporada no Chile falando de Santiago e Atacama se divide em duas etapas. Quando acaba a neve nas montanhas de Santiago, começa a alta temporada no Atacama sendo entre outubro a abril. E no meses de Junho a Setembro, é quando Santiago vira a verdadeira atração por ser a época do inverno.

Por causa da neve, o país recebe muitos turistas brasileiros e enche as montanhas de movimentação e aventura, além dos flocos brancos.

Imagem de Portillo
Imagem de Portillo

Baixa temporada no Chile

Embora sejam considerados meses de baixa temporada, o outono e a primavera podem guardar boas surpresas para quem visita Santiago nessa época. Nesses períodos, você vai encontrar temperaturas mais amenas, sem neve, mas muitas atrações quase tão emocionantes quanto.

Durante esses meses, você vai poder ir em passeios DE VINÍCOLA, CORDILHEIRA, LITORAL e mais por Santiago! a 2hs de avião de Santiago, chegar ao Atacama que estará um pouco mais cheio com turistas de todo o mundo, porém te esperando para explorar suas paisagens deslumbrantes e únicas.

Vista do céu durante  a noite no Atacama - Tudo o que precisa saber antes de vir ao Chile
Céu noturno no Atacama

Documentos necessários e regras de entrada no Chile

Antes de vir ao Chile, você precisa saber que há regras de entrada no país. Entretanto, a boa notícia é que o país é muito mais aberto para receber os brasileiros do que você possa imaginar.

A começar pelos documentos necessários, o RG fisico e em bom estado é suficiente para que você acesse o país. Inclusive, é importante ressaltar que carteiras profissionais, CPF ou CNH não são aceitos como identificação nesse caso.

Aos viajantes que colecionam carimbos de viagem, o passaporte é o melhor documento para utilizar, apesar de ser dispensável. Se essa for essa a sua escolha, certifique-se de que o documento é válido por pelo menos 6 meses após a viagem.

Página de carimbos no passaporte

Na sua entrada no país, será necessário apresentar a passagem de saída do país. Mesmo que seja a volta para o Brasil ou a continuação da viagem em outro país, você precisará demonstrar isso. Além disso, é obrigatória a apresentação do formulário SAG (Serviço Agrícola e Pecuário), com pretende controlar o transporte de produtos de origem vegetal ou animal. Mas, não se preocupe, é possível preencher online um dia antes do seu voo ao Chile, ou na chegada ao país.

Alguns outros documentos podem ser solicitados, embora não sejam exatamente obrigatórios. É o caso do comprovante de hospedagem ou carta-convite, por exemplo, e do seguro viagem. Por outro lado, o comprovante financeiro diz ser obrigatório, porém, até o momento não foi exigido aos brasileiros. Mas é importante estar preparado que possui recursos suficientes para a sua estadia no país, considerando US$46 por dia. A comprovação pode ser em espécie, extrato bancário ou cartão de crédito ou débito.

Câmbio e Dinheiro no Chile

Saiba tudo sobre o câmbio em Santiago do Chile antes de chegar no país. Pois o peso chieleno tem muitos números e sempre calsa confusão se vale mais ou não que o real. De fato vale menos, porém tudo aqui é acima de 1.000 (R$6) .Mesmo assim, é possível economizar QUANDO SE PLANEJA.

O ideal é evitar usar cartão de crédito e ter reais em espécie para pagar em pesos. Outra alternativa é ainda ai no Brasil, comprar pesos Chileno pelo Wise e pagar seus passeios em pesos ao invés de reais. Deixe o cartão de crédito para emergências!

Cédulas de pesos chilenos
Pesos chilenos

Você pode estar trocando seu dinheiro na viagem ao Chile nas casas de cambio na rua Agustinas *centro ou na Av. Pedro de Valdivia em Providencia!

Se for final de semana, as casas de câmbio costumam estar fechadas e ai sobra a Afex que fica dentro de shoppings e pode te salvar para não ficar sem trocar dinheiro.

E se tiver indo direto a San Pedro de Atacama, por lá você também encontra algumas casas de câmbio na rua Toconao, que geralmente funciona das 10 ás 21h todos os dias.

Transporte no Chile

Se movimentar no Chile também precisa ser uma preocupação no seu planejamento de viagem. Entretanto, há excelentes opções que facilitam a vida do turista.

O transporte público, por exemplo, serve bem regiões como Santiago, então se não tem dificuldade, o metrô é uma excelente aposta. Apenas se atente à necessidade de adquirir o cartão Bip, que é o cartão que você recarrega as cargas necessárias para usar no metrô ou ônibus. Você pode comprá-lo em qualquer estação de metrô pagando em pesos chilenos. Tenha dinheiro em espécie pra isso…

Os aplicativos de transporte também costumam funcionar muito bem no Chile, especialmente em Santiago. Aliás, é uma boa alternativa para evitar os táxis, que podem aplicar golpes e cobrar valores a mais. Uber, Didi e Cabify são os principais deles.

E, claro, a fim de ficar mais tranquilo e seguro, contratar serviços de transfers é sempre uma boa ideia para sair do aeroporto.

Metrô parado na plataforma - Tudo o que precisa saber antes de vir ao Chile

Onde se hospedar no Chile

A hospedagem faz toda a diferença na viagem. Então, é importante fazer boas escolhas, e elas dependem do seu perfil de viajante e orçamento.

Indicamos sempre que se hospede em uma dessas 3 comunas por ficar dentro da rota de busca das agências de turismo, por ser ideal para quem vem de viagem e busca mais movimentação e facilidade de encontrar comércios abertos na cidade.

As comunas que indicamos que se hospede em Santiago do Chile são> Santiago Centro, Providencia e Las condes!

Se tem dúvidas se a agência escolhida passa na hospedagem, pergunte a ela antes se entra na rota de busca.

Além de hotéis, Santiago também tem uma boa oferta de Airbnb. Essa é uma opção legal para quem está em grupo e vai passar mais tempo na cidade. Obviamente, não possui toda a comodidade e facilidade de um hotel, mas oferece mais estrutura de casa, liberdade e possibilidades de economizar com alimentação!

Vista de Santiago no Chile
Vista de Santiago

Internet e chip no Chile

Nos dias atuais, contar com uma boa internet é quase uma questão de sobrevivência do viajante.  A propósito, a conexão é excelente no Chile e dá muitas opções. Como era de se esperar, os preços variam de acordo com a operadora ou plano.

Estar conectado é fundamental, mas é preciso se planejar:

  • E-sim: é a melhor opção, pois pode ser comprado antes da viagem e ativado assim que chegar.
  • Chip local: atualmente só pode ser registrado com passaporte e precisa de cadastro. Isso gera um pouco burocracia e atraso pois precisa esperar mensagem de confirmação e mais…
  • Plano do Brasil: algumas operadoras oferecem planos que funcionam no Chile. Verifique antes de viajar.

Com essas dicas preciosas, com certeza sua estadia no Chile será muito melhor aproveitada. Cada detalhe da preparação vai evitar perrengues, agilizar processos e alimentar sua alma de viajante.

Come a planejar a melhor experiência. A sua viagem ao Chile começa clicando aqui!

Foto: Canva

Conheça nossos passeios

Planeje sua aventura

A realização desse sonho está a um clique de você!